Na luta contra o Estrabismo com Oclusores Oftálmicos - Turminha do Yuri
Image Map

26/06/2013

Na luta contra o Estrabismo com Oclusores Oftálmicos


Olá, hoje vou falar sobre um problema que preocupa muitas mamães quando o oftamologista diz que a criança precisar usar um oclusor oftalmico e óculos para correção. Anteriormente fiz um post explicando sobre o que acontece com a visão AQUI e um outro sobre a minha opinião testando alguns oclusores no mercado AQUI. Para correção do estrabismo muitos médicos optam pelo uso do tampão no olho bom da criança, com o objetivo de estimular o olho que está com problemas, e restaurar o paralelismo das pupilas. O Yuri tem esse problema! Nós já conseguimos corrigir um dos olhos mas o outro está trabalhoso! Agora como ele já entende muita coisa consegui fazer ele usar o tampão adesivo que é muito mais eficiente, porque a criança não olha por alguma frestinha aparente. Parece incrível, mas quem tem problema ocular sabe que os olhos são espertinhos! Se a gente deixar, a criança acaba olhando por cima do óculos ou pelas laterais (os meus são assim e do Yuri também! etá "herançazinha" terrível!). Para não ficar tão "massante" brincamos de pirata e sempre falo com o Yuri que para dirigir um carrão tipo do Hot Wheels os olhos tem que estar em boa forma. Essa semana o Yuri pegou um EVA que eu tinha no formato redondo, me pediu um pedaço de fita adesiva e lá foi ele dizendo que era o novo exercício do olho do corredor da Hot Wheels. Nós temos que ter paciência e levar na brincadeira, para criança não perceber que ela é diferente ou que aquilo é muito ruim. 
Não se assustem se o grau, na sua concepção de mãe, for muito alto isso é normal em crianças, depois vai ajustando e alguns oftamologista dizem que a criança pode ficar curada ou o grau reduzir muuuito.  Vou falar um pouquinho sobre o oclusor da Oftam (o da foto):
O fabricante recomenda o uso único, ou seja usou tem que jogar fora. 
Para retirá-lo já que ele adere bem, no começo não deixe que a criança tire porque pode machucar. Mas não faça uma "tempestade" se ela for tirar porque ela pode ficar com medo e aí já era as tentativas que estavam caminhando para o sucesso. Eu li alguns depoimentos que as pessoas passam um pouquinho de óleo para bebê, na hora de retirar o oclusor adesivo. Eu nunca usei óleo para retirar o oclusor, acho que com o tempo vem a prática! Eu vou tirando bem devagarinho na parte da sombracelha, nunca usei óleo porque o Yuri não deixa, mas nunca machuquei. Se ficar com um pouco de cola, passo um pouqinho de álcóol 70 (líquido) com auxílio de um chumaço de algodão. 
Se a pele ficar muito vermelha, irritada ou ardida procure imediatamente um dermatologista e converse com a oftamologista da criança.
Para entender um pouquinho sobre as alterações oculares clique AQUI e para mais opções de oclusores AQUI.  

Um comentário:

  1. Não sabia desses detalhes!! E nem sabia que se curava tampando o lho bom!! Gostei da aula!

    ResponderExcluir

Adorei Sua Visita Que legal ver você por aqui!

 Blog Renata Massa