16 maio 2011

Pirâmide Alimentar

A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta e balanceada de se alimentar. A organização da pirâmide é feita de acordo com o principal nutriente que o alimento fornece e sua quantidade necessária. Um alimento não é mais importante que o outro pela sua localização, todos tem sua função e desempenham um importante papel na cadeia alimentar. Uma alimentação saudável contribui para o crescimento e a saúde de nossos filhos. Vamos ver o grupo dos alimentos?



  • Grupo dos alimentos energéticos carboidratos e gorduras
  • Grupo dos alimentos reguladores : vegetais e frutas
  • Grupo dos alimentos construtores: laticínios, carnes, ovos e feijões

Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos
Carboidratos - a base da pirâmide é composta de carboidratos. Para que a criança tenha a ingestão adequada de energia, é preciso que sua alimentação diária seja composta de seis porções de alimentos desse grupo.

Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos: Os vegetais fornecem fibra 
A criança deve comer pelo menos três porções desses alimentos por dia. Sopas, pastéis ou tortas de legumes ajudam a aumentar o número de alimentos desse grupo no dia-dia da criança.

Grupo 3 = frutas
É conveniente que a criança coma três porções de frutas diferentes diariamente.

Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas
A criança deve comer de duas a três porções desse grupo diariamente. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar, que pode ser substituído por ovos, frango, peru ou peixe. E adicionar uma leguminosa ( feijão, soja, grão-de-bico, lentilha ou ervilha) no almoço ou no jantar.

Grupo 5 = leite, iogurte e queijo
Dois a três copos diariamente (500 a 750 ml) são suficientes. Podem ser simplesmente bebidos ou usados em diversas preparações, como sopas, purês, sorvetes, gelatina.

Grupo 6 = Gorduras e açúcar
Deve-se ter moderação com gorduras e açúcares. Recomendado 3 colheres (chá) de óleo vegetal em cada preparação e açúcar um dose diária de dois gramas por quilo de peso.

Fonte e Imagem:    Smart Kids; A Nutricionista, Google

2 comentários:

  1. muito bom e util. me ajudou bastante!!

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  2. Bem explicadinho! Minha mãe ganhou essa do médico, vou chamar ela para ler essa porque dá para entender melhor. Mary

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Adorei Sua Visita Que legal ver você por aqui!

 Blog Renata Massa