As Crianças e os Games - Turminha do Yuri
Image Map

26/01/2014

As Crianças e os Games


Chegaram as férias, veio o Natal e em seguida o niver do Yuri; e um dos presente mais solicitado foram games e o console para jogá-los ... literalmente entrei na fase dos games. Nós já tínhamos PS3 mas o Yuri é fã do Super Mario e o aparelho(console) para jogá-lo é o Nintendo Wii . Li várias pesquisas e revistas educacionais sobre games/crianças e cheguei a conclusão que devemos impor vários limites: hora, dia, tipo de jogo e etc...MODERAÇÃO, neste caso é a palavra chave. A criança deve aprender o que é prioridade e que as tarefas devem ser executadas com zelo e calma. Como eles são espertinhos querem fazer tudo muito rapidinho para irem direto para o vídeo game! Atenção especial deve ser dada as tarefas escolares, a leitura com a criança e a interação desta com a família. 
Não devemos esquecer que criança precisa ter outros tipos de lazer para o seu desenvolvimento social. Segundo algumas pesquisas científicas o vídeo game é importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças; pois melhora a criatividade, o raciocínio lógico, a estratégia, a memória e a atenção. Em contrapartida, crianças que ficam tempo demais em frente a televisão ou jogando games podem apresentar dificuldade na concentração.

Segue abaixo um breve texto de pesquisas publicadas: 
“Crianças que jogam video game são mais criativas do que as que não jogam”. Essa foi a conclusão de um estudo feito com 500 crianças de 12 anos, realizado na Universidade Michigan State, nos Estados Unidos". 
"Longos períodos em frente à televisão, seja surfando pelos canais ou jogando vídeo game, pode dificultar a concentração de crianças na escola, afirmaram psicólogos do Laboratório de Pesquisa de Mídia, da Universidade de Iowa, em estudo publicado na revista Pediatrics.” 

(Fonte: Psicologia infantil S.A. e Tecmundo e Psicóloga Fernanda Grimberg)



3 comentários:

  1. Não podemos deixar os games dominar as crianças, existem muitas brincadeiras que a criança pode praticar, os games de uma forma em geral pode tirar a crianças das brincadeira e isso não é bom, o game pode até viciar.

    ResponderExcluir
  2. Os games são um divertimento que prende não só as crianças como os adultos também! No caso dos pequenos realmente temos que ter cuidados para que elas não fiquem só na frente da tela de um PC ou TV. Divertir ao ar livre e com outras crianças é fundamental para o crescimento social delas!

    ResponderExcluir
  3. Meu gatinho ama vide game e tbm adora o Mario, mas só pode jogar nos finais de semana e só 4 horas por dia no máximo! Não deixo jogar nenhum joguinho de lutas, tiros ou qualquer outro tipo de violência, só os bem infantis msm!

    ResponderExcluir

Adorei Sua Visita Que legal ver você por aqui!

 Blog Renata Massa