Tsunamis, Vulcões, Terremotos - Turminha do Yuri
Image Map

04/04/2019

Tsunamis, Vulcões, Terremotos








Vulcões

É uma estrutura geológica que faz uma espécie de comunicação entre o interior da Terra e a superfície. É criado quando escapa para a superfície magma, gases e partículas quentes formando um resfriamento climático temporário. Existem vulcões explosivos e não explosivos sendo que, os explosivos se encontram em locais onde há choque entre as placas tectônicas. Os vulcões não explosivos ficam no meio de uma placa tectônica longe dos choques que acontecem entre elas. Surgem quando ocorre uma abertura na crosta terrestre por onde a lava escorre. 



Terremotos

Os Terremotos são abalos sísmicos ou tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. 
De acordo com a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência). Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes_ os tsunamis.


Tsunamis


 



Imagens/Reprodução: Brasil Escola, Estudo Kids, Ciências Naturais em Infias, Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei Sua Visita Que legal ver você por aqui!

 Blog Renata Massa