Meu Filho Deve Usar Oculos Escuros - Turminha do Yuri
Image Map

15/11/2013

Meu Filho Deve Usar Oculos Escuros


Uma pergunta que sempre surge no verão: Será que devo colocar óculos escuros no meu filho? Somente tinha certeza de que o óculos devem ser de boa qualidade, com lentes que protejam dos raios nocivos para não danificar as vistas . Pesquisando sobre o assunto, achei essa matéria, muito interessante, da nossa parceira Fraldas Capricho. Vamos a matéria:
As crianças podem e devem usar óculos escuros para manter sua saúde ocular. Os raios UV-A estão relacionados ao envelhecimento e podem causar catarata, pterígeo (crescimento de tecido fibrovascular sobre a córnea do olho, conhecido popularmente como “carne crescida”) degeneração macular, câncer de pele e melanoma de retina. Os raios UV-B estão relacionados com queimaduras que causam fotoceratite, uma inflamação na córnea que provoca vermelhidão e sensação de areia nos olhos.
O dano causado pelo sol começa cedo e é cumulativo. Como a infância é a fase da vida em que mais estamos expostos ao sol é muito importante evitar o sol entre 10h e 16h e tomar alguns cuidados como o uso de protetor solar, chapéus e óculos escuros com proteção de 99 a 100% contra os raios UV-A e UV-B.
Segundo a oftalmologista, Dra. Claudia Bornancin, é importante estar atento em usar óculos escuros perto de água e na praia, onde a luz é refletida com mais intensidade, sendo que ela aumenta em altas altitudes e nos trópicos. É fundamental comprá-los em lojas especializadas de óculos infantis e a qualidade das lentes deve ser verificada. Elas devem ter proteção 99%-100% UV-A e UV-B e serem resistentes a impacto (lentes de policarbonato). A proteção UV não é relacionada com a cor das lentes. Uma lente mais escura não necessariamente provê melhor proteção UV. A proteção UV é uma película química aplicada na lente e é transparente.
A lente deve ser clara ou escura? Lentes mais claras não oferecem conforto ao sol, lentes mais escuras causarão uma maior dilatação da pupila e permitirão mais radiação dentro dos olhos, o que pode tornar-se um problema se a lente não tiver 100% de bloqueio contra raios UV-A e UV-B. Lentes de tingimento mediano em que se possa visualizar os olhos das crianças são as melhores opções.
É importante que os óculos sejam grandes o suficiente para proteger a pele ao redor dos olhos e a proteção lateral é importante, pois este detalhe fornece aos olhos um bloqueio da luz periférica.

Fonte: revista mamãe e bebê.e http://www.fraldascapricho.com.br/blog/
Imagens/Reprodução: Baby-Banz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei Sua Visita Que legal ver você por aqui!

 Blog Renata Massa