27 março 2017

A Importância das Brincadeiras na Infância



Olá, Turminha!
O bate papo de hoje é sobre a Importância das brincadeiras na infância para as crianças.. 

As atividades de brincar podem incluir fantasia, faz de conta ou jogos. É através dessas atividades que a criança consegue se comunicar e se expressar, já que sua linguagem está em construção e por isso a expressão verbal ainda é incipiente. As crianças, ao brincarem, também aprendem e desenvolvem a socialização, criatividade, autonomia, valores, autoimagem, além de expressarem sentimentos e desejos.Vale lembrar que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança é que toda criança tem direito ao lazer infantil. Muitos pais subestimam a importância do brincar na infância, mas é justamente essa atividade que contribui para o seu pleno desenvolvimento.

Segundo Talita Borges Leão, consultora da farmácia digital Netfarm o brincar ou a atividade lúdica, expressão utilizada atualmente, vai bem além de um momento de diversão para a criança. É por meio desta atividade que ela experimenta e aprende mais sobre o seu mundo, sendo essencial para o desenvolvimento sadio das crianças.

A participação dos pais na atividade lúdica é fundamental, principalmente por ser com eles que as crianças iniciarão o processo de aprendizagem em relação a compreensão do mundo, seus próprios sentimentos, empatia e conceitos morais. Com a relação entre pais e filhos bem estruturada e segura, as crianças também iniciam a desenvolver autoconfiança.Durante esses momentos entre pais e filhos é extremamente importante que os pais deixem os problemas pessoais e do trabalho de lado e possam realmente dar atenção aos filhos, mostrando interesse e dedicação. Porém, isso não significa que os adultos devam esconder dos filhos que têm problemas e momentos difíceis: é sempre importante que as crianças entrem em contato com a realidade para também aprenderem como superar essas situações.
As crianças aprendem com facilidade o que lhes é ensinado e às vezes o fazem apenas por observarem outras pessoas. Sendo assim, a qualidade da interação vale bem mais que a quantidade de momentos juntos. Além do momento de brincar com os pais, a interação com outras crianças favorece suas habilidades sociais tão valorizadas nos dias de hoje.


Este post conta com informações e imagens enviadas pela empresa Agência Comiunicado e Netfarma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ter Você com a Gente!

 Blog Renata Massa