29 janeiro 2012

Importância dos Alimentos na Nutrição Celular

Hoje vamos falar sobre os alimentos funcionais que são todos aqueles que realizam uma determinada função no nosso organismo, para proporcionar a manutenção geral da saúde e do bem estar, auxiliando assim na prevenção de doenças. Não possuem poder curativo, mas possuem benefícios fisiológicos cientificamente comprovados para nosso organismo. Vamos citar alguns deles:

Começaremos então com o Chá Verde / Chá branco. Ótimo para perca de peso, diminuição do colesterol e aumento do  metabolismo.
Tomate : fonte de Licopeno, um antioxidante com ação benéfica no combate aos radicais livres. A ingestão de tomate e produtos de tomate (molho, polpa) pode promover uma redução de 30% no risco de câncer de próstata, atém de melhora do sistema imune. As maiores quantidades de licopeno são encontrados em molhos de tomate.
Vegetais crucíferos (ou brássicas): brócolis, couve flor, couve-de-bruxelas, couve e repolho): Contém substâncias chamados de SULFAROFANOS, capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas e  crescimento de tumores
Peixes, óleos de peixe e linhaça: No salmão, atum e sardinha encontramos uma gordura insaturada, o ÔMEGA 3. Um detalhe importante, é que não há produção dessa gordura importantantíssima pelo nosso organismo, fazendo-se necessária sua ingestão. Muitos estudos comprovam sua eficácia para prevenção de doenças cardiovasculares, síndrome do olho seco, efeito vasodilatador suave, controle da agregação plaquetária,  inibição da oxidação do LDL colesterol, prevenção do mal de Alzheimer, controle de desordens inflamatórias, auto imunes e proteção contra câncer.
A Linhaça além de rica em ômega 3 é rica em Lignana, um fito-estrogênio de ação relacionada à prevenção do câncer de mama e próstata.
Uvas vermelhas, sucos de uva e vinho tinto:  As uvas escuras, assim como o suco de uva orgânica e o vinho tinto têm altas concentrações de ANTIOXIDANTES FENÓLICOS (catequina, epicatequina, resveratol), Estudos mostram a relação inversa com seu consumo e riscos de doenças cardiovasculares, além de possuir ação antioxidante potente inibir a oxidação das gorduras, agregação plaquetária e também ação preventiva contra diversos tipos de cânceres
Alho: As substâncias encontradas no alho (Aliina e Alicina), possui papel antioxidantes, além de ajudar na redução das taxas de colesterol e pressão arterial. Seu consumo regular impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos e aumentando sua elasticidade, favorecendo a circulação. Fortalece também o sistema imune e previne contra diversas infecções. Inibe a formação das nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo. Funciona também como antibiótico natural, ajudando a combater a Helicobacter pylori.
Cereais integrais:  Os grãos apresentam nutrientes como vitaminas do complexo B, minerais e fibras que são essenciais para o funcionamento do intestino, além de ajudar no controle da glicemia e taxas de colesterol. Ajudam também a aumentar a saciedade,
Chocolate amargo (pelo menos 70% de Cacau): O cacau é fonte de catequinas de efeito antioxidante que ajudam a reduzir a agregação plaquetária e auxiliar no controle do colesterol.
Prebióticos e probióticos: PROBIÓTICOS são microorganismos vivos, que quando ingeridos em determinado número apresentam ação benéfica a saúde, equilibrando a Flora Intestinal, além de reduzir  o colesterol sangüíneo e controle de diarréias. Estudos também comprovam a sua eficácia no risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Os alimentos Prebióticos (cebola; alho; tomate; aspargos; alcachofra; banana; cevada; centeio; aveia; trigo e mel), promovem o crescimento dos PROBIÓTICOS, fortalecendo a flora intestinal.
Vale à pena dar uma olhada na Pirâmide Alimentar que indica a forma correta de se alimentar.

 
Fonte:http://ligadasaude.blogspot.com/2011/06/nutricao-celular-x-alimentos-funcionais.html

Um comentário:

  1. Oi td bem?
    Tb sou das blogueiras unidas n°1124 e já estou seguindo.
    Venha visitar o meu cantinho e seguir tb
    http://maosdemocas.blogspot.com/
    Bjs

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