Dinâmicas para o Primeiro Dia de Aula - Turminha do Yuri
Image Map

27/01/2012

Dinâmicas para o Primeiro Dia de Aula

Eu estava vasculhando pela blogosfera algumas idéias para Dinâmica do Primeiro dia de Aula. As dinâmicas servem para conhecer algumas informações sobre os alunos e promovem a integração do grupo e ajudam a diminuir a timidez de alguns alunos. Eu acabei escolhendo essas duas dinâmicas que ainda não conhecia:

Dinâmica com barbante:

Ela promove interação dos alunos, e pode ser uma uma ferramenta interessante para promover certos comportamentos.
Material
1 novelo grande de barbante
Execução
Coloque na lousa algumas sugestões de perguntas pessoais, e  tudo o mais que você deseja saber ou ache importante na primeira aula.
Entregue o novelo de barbante a um aluno, diga que terá que segurar  a ponta do barbante e jogar o  novelo para o aluno para quem vai fazer perguntas.
O aluno segura na ponta do novelo (que mantém o tempo todo em sua mão) e joga para o segundo aluno, faz as perguntas sugeridas e então o aluno que respondeu segura na parte do barbante e joga  o novelo para o próximo aluno, que deverá fazer o mesmo.
Ao final, haverá uma enorme “teia”, e os alunos vão ter que ajudar para que o novelo chegue ao aluno  que responderá as perguntas.

Dinâmica com Balas:
Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas  igual a  1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes da brincadeira.

Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas  igual a  1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes da brincadeira.
Em cada linha da tabela coloque uma pergunta; imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno. Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.

Como jogar:
Com os alunos em círculo, apresente o saquinho ou caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para toda a classe e depois respondê-la.



Via:  http://orientarpedagogos.blogspot.com

5 comentários:

  1. Oie, que legal esse post!
    Quando eu era criança adorava as gincanas e as dinâmicas que faziam na escola (:

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dinamica para o primeiro dia de aula!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aiii o primeiro dia de aula é sempre inesquecível!

    ResponderExcluir
  4. Adorei este blog, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir

Adorei Sua Visita Que legal ver você por aqui!

 Blog Renata Massa