28 outubro 2011

França quer proibir bisfenol A nas embalagens de alimentos

Para ministro da Saúde francês lei deve valer a partir de 2014; projeto já foi proposto em Assembléia. O uso do bisfenol A (BPA) vem sendo criticado faz anos. A substância que é utilizada em embalagens de plástico e nas latas de comida e bebida é um estrogênico e muitos especialistas e países já expressaram sua preocupação com o uso do químico principalmente em produtos infantis. Prova disso são as inúmeras proibições ao uso do bisfenol em mamadeiras, copos e pratos de plástico. Alguns países têm ido mais além: O Canadá, por exemplo, declarou no ano passado que o BPA é uma substância tóxica e deve ser evitado em qualquer embalagem que esteja em contato com alimento. 
Agora a França dá um grande passo no mesmo sentido, ao se posicionar a favor da eliminação do bisfenol por completo da indústria alimentícia. 
Nesta semana, Xavier Bertrand, Ministro da Saúde da França, declarou apoiar o projeto de lei que proibe a partir de 2014 a utilização do BPA em qualquer embalagem alimentícia e que proibiria também o químico de embalagens destinadas a crianças a partir de 2013.
De acordo com o jornal online Food Production Daily, o projeto de lei 3773 foi primeiramente proposto na Assembléia Nacional pela deputada Michele Delaunay no dia 28 de setembro deste ano. Nancy Kosciusko-Morizet, ministra de ecologia apoiou o projeto duas semanas atrás.
O Ministro da Saúde ao declarar seu apoio destacou um relatório recentemente publicado pela ANSES (Agência Nacional Francesa, correspondente a Anvisa no Brasil) que alerta sobre os efeitos prejudiciais à saúde causados pelo bisfenol A. Xavier Bertrand explicou que o relatório o convenceu do perigo do bisfenol A mesmo em baixas doses. Caso o projeto de lei seja aprovado, a França se tornará o primeiro país do mundo a proibir totalmente a utilização do bisfenol A em contato com alimentos.

Fontes:
Digital Food and Drink
Food Production Daily

Tao do Consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ter Você com a Gente!

 Blog Renata Massa