Pirâmide Alimentar - Turminha do Yuri
Image Map

16/05/2011

Pirâmide Alimentar

A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta e balanceada de se alimentar. A organização da pirâmide é feita de acordo com o principal nutriente que o alimento fornece e sua quantidade necessária. Um alimento não é mais importante que o outro pela sua localização, todos tem sua função e desempenham um importante papel na cadeia alimentar. Uma alimentação saudável contribui para o crescimento e a saúde de nossos filhos. Vamos ver o grupo dos alimentos?



  • Grupo dos alimentos energéticos carboidratos e gorduras
  • Grupo dos alimentos reguladores : vegetais e frutas
  • Grupo dos alimentos construtores: laticínios, carnes, ovos e feijões

Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos
Carboidratos - a base da pirâmide é composta de carboidratos. Para que a criança tenha a ingestão adequada de energia, é preciso que sua alimentação diária seja composta de seis porções de alimentos desse grupo.

Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos: Os vegetais fornecem fibra 
A criança deve comer pelo menos três porções desses alimentos por dia. Sopas, pastéis ou tortas de legumes ajudam a aumentar o número de alimentos desse grupo no dia-dia da criança.

Grupo 3 = frutas
É conveniente que a criança coma três porções de frutas diferentes diariamente.

Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas
A criança deve comer de duas a três porções desse grupo diariamente. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar, que pode ser substituído por ovos, frango, peru ou peixe. E adicionar uma leguminosa ( feijão, soja, grão-de-bico, lentilha ou ervilha) no almoço ou no jantar.

Grupo 5 = leite, iogurte e queijo
Dois a três copos diariamente (500 a 750 ml) são suficientes. Podem ser simplesmente bebidos ou usados em diversas preparações, como sopas, purês, sorvetes, gelatina.

Grupo 6 = Gorduras e açúcar
Deve-se ter moderação com gorduras e açúcares. Recomendado 3 colheres (chá) de óleo vegetal em cada preparação e açúcar um dose diária de dois gramas por quilo de peso.

Fonte e Imagem:    Smart Kids; A Nutricionista, Google

2 comentários:

  1. muito bom e util. me ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
  2. Bem explicadinho! Minha mãe ganhou essa do médico, vou chamar ela para ler essa porque dá para entender melhor. Mary

    ResponderExcluir

Adorei Sua Visita Que legal ver você por aqui!

 Blog Renata Massa