Dia do Circo _ 27 de Março - Turminha do Yuri
Image Map

13/03/2011

Dia do Circo _ 27 de Março


Dia do Circo:
O Dia do Circo no Brasil é comemorado no dia 27 de março em homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data em 1987.

História do Circo:
Um circo é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
O primeiro circo  a se tornar famoso foi o Circus Maximus, que teria sido inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150 000 pessoas. A atração principal eram as corridas de carruagens, mas, com o tempo, foram acrescentadas as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo. Destruído por um grande incêndio, esse anfiteatro foi substituído, em 40 a.C., pelo Coliseu em Roma.
Com o fim do império dos Césares e o início da era medieva surgiam  as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro".

O circo moderno surgiu na Inglaterra, no  século XVII, com seu picadeiro circular e várias atrações. O circo inglês inaugurado em 1768, na cidade de Londres,  pelo ex militar inglês Philip Astley, o Royal Amphitheatre of Arts com exibições equestres, palhaços, acrobatas e malabaristas foi imitado não só no resto do continente europeu, mas nos quatro cantos do planeta.


História do Circo no Brasil
No século XIX,  antes do circo de Astley, já havia apresentações circenses dos ciganos que vieram da Europa em detrimento das perseguições. e  se apresentavam como domadores de ursos, ilusionistas e exibições com cavalos.




Palhaço Piolin
Abelardo Pinto, conhecido como  "Piolin", nasceu na cidade de Ribeirão Preto / São Paulo  em  27 de Março de 1897. Foi considerado um grande representante do meio circense e o maior palhaço do mundo. Destacava-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista. Filho de artistas circense,  nasceu no Circo Americano, em Ribeirão Preto, e  conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Manteve por mais de 30 anos, no estado de São Paulo o Circo Piolin e o  dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo no Brasil.



Palhaço Carequinha
George Savalla Gomes conhecido como "Carequinha" nasceu de numa família circense, na cidade de Rio Bonito/ RjJ. Seus pais eram trapezistas e sua carreira como palhaço Carequinha teve início aos cinco anos de idade, no circo de sua família.  Aos doze anos já  era palhaço oficial do Circo Ocidental . Agitava a criançada com seu bordão "Tá certo ou não tá?". Por várias gerações levou alegria a milhões de espectadores. e atuou em diversos circos nacionais e internacionais. Em 1938, estreou como cantor  de Rádio e foi o primeiro palhaço a ter um programa de televisão, o "Circo Bombril" (posteriormente rebatizado "Circo do Carequinha"), na TV Tupi nas décadas de 1950 e 1960.
Carequinha foi o primeiro artista circense a fazer sucesso na televisão, sendo pioneiro (no Brasil) no formato de programas infantis de auditório que até hoje fazem sucesso. Gravou 26 discos, fez filmes e colocou sua marca em diversos produtos infantis.

Fonte e Imagens: wikipédia  e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei Sua Visita Que legal ver você por aqui!

 Blog Renata Massa