23 março 2011

Alergias Respiratórias: Asma e Rinite Alérgica


Eu não sabia que existia um aparelho eletrônico que mede o grau da asma nos pulmões. Fiquei sabendo quando dei uma olhada no blog Papo de Mãe com a Dra. Sylvia de Oliveira, pediatra alergologista e imunologista que abordou  diversos assuntos sobre asma e rinite:
Os aparelhos que medem o pico do fluxo expiratório para monitorar as condições respiratórias podem ser adquiridos nas lojas de material hospitalar e em algumas farmácias especializadas. A Rinite Alérgica é uma alergia respiratória cujo os sintomas são: nariz entupido, coriza, espirros e coceira. Eles  aparecem com frequência no nariz, garganta e olhos e  podem levar a complicações como infecção nos ouvidos, sinusites, roncos noturnos, respiração bucal e deformação da arcada dentária. Um dos novos conceitos apresentados pelo Aria (sigla em inglês para Rinite Alérgica e seu Impacto sobre a Asma), projeto desenvolvido em colaboração com a OMS, afirmam que a rinite e a asma caminham juntas.

Todo paciente com rinite alérgica deve ser questionado sobre a presença de sintomas de asma, e vice-versa. A Rinite e asma decorrem de uma inflamação alérgica na mucosa (camada de pele que reveste nossos órgãos por dentro), atingindo tanto a parte nasal, como a das vias aéreas inferiores.
Asma é uma alergia respiratória cujo sintomas são cansaço, falta de ar, chiado, aperto no peito, despertar noturno por tosse, limitação a atividade física. É uma doença crônica caracterizada pela recorrência destes sintomas e fisiologicamente é caracteriazada por obstrução reversível dos brônquios por desencadeadores como: aeroalérgenos, poluição, irritantes inalatórios, fumaça de cigarro, ar frio, exercícios.
 
OBS: Um dos aparelhos que foi citado na entrevista foi o Arizone 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ter Você com a Gente!

 Blog Renata Massa