22 novembro 2010

Pêlos, Insetos e Larvas na Massa de Tomate

Eu recebi essa semana um e-mail me informando sobre os testes feitos em massas de tomate e me espantei com o que foi encontrado.  Fiquei pasma com tanta falta de higiene, respeito com o consumidor e cuidados. Um verdadeiro absurdo!!! Resolvi postar para vocês esse e-mail por tratar de produto muito usado em nossa culinária. Aqui vai o e-mail na íntegra:

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pró-Teste, analisou trinta marcas de molhos de tomate industrializados. Dessas marcas, apenas oito são recomendadas ao consumo pela Pró-Teste.

Dos enlatados, o Jurema Salsatelli foi apontado como o melhor do teste.
Já o Cepera foi classificado como a escolha certa, o que significa melhor relação custo x benefício.

Os outros cinco avaliados positivamente foram: Knorr-Cica Pomarola, Sendas, Great Value, Luppini Pronto e Fugini.

Entre os molhos de caixinha, somente um é recomendado: Knorr-Cica, Pomarola, considerado como a escolha certa e o melhor do teste.

Durante o teste, foram encontrados pêlos de roedores em duas marcas: Tomatino (em lata) e Arisco Tarantella (em caixa). 
Em dezesseis molhos foram encontrados fragmentos de insetos e larvas e, em alguns casos, o bicho foi encontrado inteiro..

NÃO COMPRAR: Big, Carrefour, Cirio, Etti Salsareti, Mais por Menos, Olé, Peixe Tomatelli, Tomatento, Predilecta (todos em lata), Etti Salsaretti, Olé, Palmeiron, Parmalat, Peixe ,Tomatelli, Quero e Tomatino (em caixa).

Além disso, foi realizada uma avaliação para determinar possíveis contaminações que o produto pode sofrer. As marcas foram submetidas a temperaturas ideais para o desenvolvimento de microorganismos.
Cinco delas produziram gás e estufaram: Comprebem, Extra, Predilecta, Quero Marinara e Tradelli.



As marcas que representam risco à saúde: Comprebem, Extra, Quero Marinara, Predilecta, Tradelli e Tomatino (todos em lata) e Arisco Tarantella (em caixinha)



VAMOS REPASSAR AOS NOSSOS AMIGOS.
A Pró-Teste já entrou com ações nos Fóruns Central e do Jabaquara, em São Paulo, pedindo para tirar de circulação os produtos reprovados. O intuito é que haja a busca e a apreensão desses molhos de tomate nos supermercados da Companhia Brasileira de Distribuição (Extra e Pão de Açúcar), Carrefour e Wal-Mart (Big), conforme solicitado nas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ter Você com a Gente!

 Blog Renata Massa