21 novembro 2010

Adaptação das Crianças e dos Pais: Trabalho, Creche, Escola

Nosso filhote quase não tem contato com criança, ele ainda não está na creche, resolvemos que eu iria cuidar dele até uma certa idade e depois iríamos colocá-lo numa instituição educacional (creche ou escola). Agora com quase três anos iremos consolidar esta idéia. Acho que a criança deve ter essa integração social com outras crianças da mesma faixa etária. Penso que será um período de adapatação para toda a família. Eu  voltando  a me inserir no mercado de trabalho e tendo que me acostumar com o Yuri em outro tipo de ambiente e Ele  começará uma nova etapa do seu desenvoolvimento social e cultural.
Quando tomamos essa decisão começamos a adaptá-lo aos poucos e por enquanto estamos tendo uma boa resposta. Primeiro fizemos a adapatação para que eu voltasse a trabalhar 8 horas por dia e de segunda a sábado (antes trabalhava como autônoma mas com trabalho super reduzido). 
Começamos pelo desprendimento mãe-filho:  no começo o Yuri ia passear ou ficava com a sua tia-avó (mais avó do que tia) durante 01 hora, gradativamente fomos aumentando a quantidade de horas. Agora que comecei a trabalhar,  ele fica com ela quase 10 horas por dia. O mesmo fizemos com sua outra avó,  que está mais distante, mas de vez em quando "quebra o nosso galho".
Claro que,  às vezes. o Yuri se queixa querendo ir para casa, mas elas já conseguem contornar essa situação sem maiores problemas, porque não foi uma interrupção brusca no  cotidiano dele, fomos alterando gradativamente.
Já comecei a trabalhar e fico muito tranqüila sabendo que o Yuri está com  a vó Lene ou com a vó Zélia; pois ele continua em um ambiente seguro, feliz, acolhedor e  tranquilo. 
Em breve iremos para a outra fase que é a adaptação do Yuri para a instituição educacional Infantil  e a minha adapatação de continuar tranquila com ele na escolinha/creche             .
Começamos a procurar uma instituição educacional mas é muito difícil escolher estamos optando por uma creche que tenha  um "programa pedagógico"  sem perder o jeito  acolhedor e que seja um ambiente seguro, com espaço e brinquedos destinados a criança. Buscamos educação de boa qualidade, desenvolvimento  intelectual e socialização/interação com outras crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ter Você com a Gente!

 Blog Renata Massa